EM SP, CONSUMIDOR NÃO PRECISA MAIS EMPURRAR CARRINHO EM LOJA DA REDE
Fonte: Valor Econômico -10/09/2009
Na loja do Pão de Açúcar no Shopping Iguatemi, um dos mais sofisticados de São Paulo,o cliente jápode se dar ao luxo de fazer as compras sem empurrar o carrinho."Hácerca de três semanas adotamos na loja o conceito do 'personalshopping'", diz Joaquim Dias Garcia, diretor de tecnologia da informação do grupo.
Ao entrar na loja, o cliente recebe um scanner que registra os produtos disponíveis nas gôndolas e seus respectivos preços. Ésópassá-lo na frente da mercadoria desejada. Ao fim da compra, o consumidor pode levar os itens que desejar -o chocolate que seráconsumido logo depois na sessão de cinema, por exemplo -e despachar todo o resto para casa.
As comodidades não param aí. O aparelho pode sugerir promoções sobre uma determinada categoria de produto ou apresentar uma receita que usa a mercadoria procurada pelo cliente. (...)
Para usar o sistema, o cliente tem de fazer parte do programa defidelidade da rede de supermercados. Éum ponto estratégico para o Pão de Açúcar. Ao oferecer tecnologias que facilitam a vida do usuário, a empresa capta informações sobre preferências de consumo que vão alimentar os programas de automação em andamento no grupo. "Tudo éuma questão de aprendizado: da empresa e do consumidor", afirma Alexandre Vasconcellos, diretordo programa OracleRetail do Pão de Açúcar.