VENDAS NO COMÉRCIO CRESCEM 6,3% EM AGOSTO
Fonte: Monitor Mercantil -10/09/2009
As vendas do varejo nacional tiveram em agosto crescimento de 0,7% na comparação com o mês
anterior e de 6,3% sobre o mesmo período do ano passado. O destaque ficou por conta do segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática que, impactados favoravelmente pela retomada de crédito ao consumidor e pelas isenções tributárias, cresceu 13,7%, conforme dados divulgados ontem pela Serasa Experian.
O setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, também foi beneficiado pelas temperaturas médias mais baixas do inverno deste ano e pela maior preferência dos consumidores por esses itens na aquisição dos presentes para o "Dia dos Pais de 2009" em relação àmesma data de 2008. Registrou crescimento de 11,7%.
Já o destaque negativo continua sendo (como vem sendo observado já há alguns meses) material de construção, que obteve queda de 15,4%, seguido por combustíveis e lubrificantes, que teve um recuo de 3,2%.
VAREJO SOBE EM JUNHO MAS TEM PIOR SEMESTRE DESDE 2004
Fonte: Reuters/Brasil Online(Rodrigo Viga Gaier) -13/08/2009
As vendas no varejo brasileiro subiram mais que o esperado em junho, mas o dado de maio foi revisto para baixo e o primeiro semestre registrou o menor crescimento em seis meses desde 2004.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta quinta-feira que o crescimento em junho sobre maio foi de 1,7 por cento, com ajuste sazonal. Na comparação com junho de 2008, houve expansão de 5,6 por cento.
Economistas consultados pela Reuterspreviam um crescimento mês a mês de 1,2 por cento e uma alta de 5,7 por cento ante junho de 2008.
A gradual retomada do crédito, após o período mais turbulento da crise global, jácomeça a se refletir nas vendas do comércio brasileiro, segundo o IBGE. Os setores dependentes de financiamentos deram sinais de recuperação em junho. (...)